top of page

6 vantagens em contratar um estagiário


Alguns empreendedores, quando pensam na força motriz do seu negócio, focam a atenção apenas nas principais funções e cargos da empresa, deixando de notar outras soluções que poderiam ser bem interessantes. É o caso dos estagiários: contratá-los é algo que pode trazer diferentes benefícios. Veja abaixo 6 vantagens em contratar um estagiário:


1. Oportunidade de reduzir de Custos para Empresa


Antes de falar sobre a questão financeira é necessário pontuar que o estagiário nunca deve ser encarado como uma mão de obra barata que só servem para servir cafezinho e favores aos demais funcionários. O estudante tem uma oportunidade singular de colocar conhecimentos em prática e iniciar sua carreira com o auxílio de profissionais mais experientes.

No âmbito financeiro, a empresa conta com menos burocracia e isenção de encargos ao contratar um estagiário. Este é um fator muito atrativo, principalmente para as pequenas e médias empresas que desejam investir em suas equipes em médio ou longo prazo.

Entre as obrigações financeiras da empresa que contrata um estagiário está o fornecimento de uma bolsa mensal, o vale transporte e o seguro de estágio contra acidentes pessoais. Como o contrato de estágio não é regido pela CLT, a empresa fica isenta do pagamento de férias, ⅓ de férias, 13º salário, fundo de garantia, INSS, etc.

2. Oportunidade e realizar uma Contratação Segura


A contratação de estagiários é regulamentada pela Lei 11.788/2008, que serve para organizar, reger e monitorar os contratos de estágio. Para contratar um estagiário, é necessário que ele esteja regularmente matriculado em uma instituição de ensino. No período de atividades desenvolvidas na empresa são exigidos relatórios que avaliam o desempenho do estudante e são validados pelo supervisor direto dele na empresa, pela escola e pelo próprio estagiário. Nós, como agentes de integração de estágio, facilitamos toda a tramitação de documentos e auxiliamos no cumprimento das exigências legais.

A Lei 11.788/2008 também define que não há vínculo empregatício na concessão de estágio, mas um Termo de Compromisso de Estágio firmado entre a Concedente, Estudante e Instituição de Ensino pode resolver eventuais questionamentos legais.

3. Oportunidade de ter um Profissional Proativo


Estagiário é alguém que está completamente disposto a aprender e a colocar em prática todo o conhecimento que vem adquirindo com seus estudos escolares ou universitários. Diante de um cenário em que existem diversos profissionais, muitas vezes desinteressados e pouco engajados, o estagiário vem para suprir esta necessidade e, com toda a sua garra, disposição, vontade de crescer, trabalhar e superar desafios; traz um novo gás ao ambiente organizacional, pois quer, acima de tudo, uma oportunidade para ser efetivado no final de seu contrato de estágio.

Quando um estudante consegue um estágio, ele quer acrescentar experiências em seu currículo e ganhar novas habilidades, quer estar preparado para futuras entrevistas de emprego e ampliar suas oportunidades de contratação — inclusive, dentro de sua própria empresa. Isso o coloca em posição normalmente mais proativa na empresa, realmente ajudando-o a tocar seu negócio, cumprindo as atividades que lhe foram delegadas.

4. Oportunidade de Formar e Captar seu futuro talento


Claro que as vantagens de se contratar um estagiário vão muito além da questão financeira. Esta é uma oportunidade única para empresa ter em sua equipe um profissional de extremo potencial que poderá ser treinado de acordo com a cultura e visão da empresa, o qual poderá se tornar uma peça chave para o negócio depois de formado.

A maioria das empresas nos dias hoje sente na pele a dificuldade de se contratar profissionais que compartilhem da sua visão ao mesmo tempo que conjuguem uma experiência de mercado com bom domínio técnico. Os programas de estágio são acima de tudo uma oportunidade de criar “em casa” aquilo que o mercado entrega em escassez.

Um jovem estudante que está em busca de uma oportunidade de estágio e, em um segundo momento, de uma possível efetivação na empresa, vai se dedicar ao máximo para fazer um bom trabalho e se adaptar, da melhor maneira possível, à cultura da empresa que lhe contratou. É por isso que, por ainda estar em processo de formação, enquanto pessoa e profissional, o estagiário é um talento a ser desenvolvido e lapidado. Isso acontece, pois se trata de alguém que ainda não tem vícios profissionais e tem flexibilidade para aprender e atender as necessidades e características que a empresa deseja desenvolver em seus colaboradores.

5. Oportunidade de Inovação


De um modo geral, a contratação de estagiários permite a renovação criativa dentro da cadeia produtiva do seu negócio. É claro que o estagiário está na sua organização para aprender e aprimorar os seus conhecimentos — e provavelmente ele vai aprender bastante. Mas esses profissionais também podem levar o conhecimento acerca de novas tecnologias, métodos e processos para sua empresa, já que ele acabou de absorver isso recentemente na faculdade, curso técnico, ou então em seus estudos pessoais e busca por informações em blogs especializados.

Seja no ensino médio, técnico ou superior, todo o conteúdo absorvido em sala de aula é colocado em prática durante o estágio. Mais do que isso, os estagiários têm interesse em conhecer toda a rotina da empresa e aplicar seu conhecimento teórico no dia a dia de trabalho.

Identifique talentos e tenha estagiários em diferentes setores da sua empresa. Perceba como a presença desse profissional ajudará nas demandas diárias.

6. Oportunidade de Visibilidade da Empresa perante o mercado


Por fim, empresas que investem na contratação de estagiários passam a ser bem vistas pelo mercado no qual atuam. Isso ocorre devido à abertura de oportunidades para a formação prática de futuros profissionais, algo que beneficia a sociedade de modo geral.

Em resumo, a empresa que contrata estagiários ganha credibilidade no mercado e admiração dos seus clientes!

Texto do site: Portal do Estágio por Fernando Campos


Comments


bottom of page