top of page

Estratégias para perder o medo de entrevistas

Por: Alanda Arruda


Créditos: Freepik

Nem todo mundo tem facilidade em falar em público, sabe aquele trabalho de apresentação  da faculdade que tira seu sono, é disso que estamos falando. Se sentir desconfortável diante de um público é mais comum do que imagina, o problema é quando isso se estende para outras áreas da vida e atrapalha seus objetivos. Estamos aqui para te ajudar a se sentir seguro para a sua entrevista de estágio, para que você consiga dar seus primeiros passos profissionais de forma assertiva. Acompanhe as dicas abaixo:


1 – Respire!

É isso mesmo, antes de tudo respire, em momentos tensos esquecemos de oxigenar nosso cérebro e isso dificulta raciocinar bem nas situações, então o exercício de expirar e respirar te ajuda a acalmar. E isso te deixa mais ciente das perguntas que estão sendo feitas. Só mantenha a calma e vá no seu tempo.


2 – Prepare-se para a entrevista.

Se o compromisso for presencial, chegue com antecedência. Se for online, certifique-se de que tudo está funcionando corretamente e busque um local silencioso, onde não haja interrupções.

3 – Seja curioso!

Mostre interesse na vaga e na organização, realizando questionamentos sobre a empresa, quando for pertinente. Demonstre que você tem curiosidade sobre as atividades que irá desempenhar. 


4 – Storytelling

Elabore um storytelling (do inglês, storytelling significa literalmente contar história (story – história, e telling – contar) e, além do que o próprio nome diz, o foco é comunicar uma mensagem de um jeito que conquiste a(s) pessoa(s) que estiverem ouvindo. sobre a sua trajetória e pense em coisas interessantes que são relevantes para aquele escritório.

Mas como montar o storytelling? Regra básica, conheça a empresa, procure informações sobre ela no site, nas redes sociais, veja quais notícias tem sobre ela. Quando for dar exemplos de situações que já passou certifique-se que a história tenha começo, meio e fim. Não se alongue demais e tome cuidado para não ficar falando detalhes desnecessários. Use a sua voz e sua linguagem corporal, uma dica é se gravar para analisar como você se expressa e vê se é da forma como gostaria, seja sincero para não se perder. 

Kommentare


bottom of page