top of page

Como ter um estágio de sucesso em 12 passos

Atualizado: 10 de nov. de 2023


Por: Alanda Arruda


Separamos alguns passos que vão te ajudar a ter excelência em seu programa de estágio, encontrando novos talentos selecionando estagiários de sucesso. E para vocês estagiários como se sair bem no ambiente de trabalho, e se destacar!



1 - Ambiente estimulante Ofereça oportunidades de aprendizado e crescimento. Tanto através de treinamentos, consultorias ou workshops. Estimule o desenvolvimento profissional dos estagiários para que eles se sintam valorizados.


2 - Integração Promova uma cultura inclusiva e receptiva. Incentive a interação entre os estagiários e os membros da equipe, criando um ambiente acolhedor e colaborativo.


3 - Ouça e valorize Dê espaço para que os estagiários expressem suas ideias e sugestões. Eles podem trazer perspectivas frescas e inovadoras, contribuindo para o crescimento da sua empresa.


4- Oportunidades Identifique talentos promissores e ofereça a possibilidade de efetivação após o estágio. Isso estimula a motivação e a dedicação dos estagiários.


5 - Feedback Faça avaliações periódicas para fornecer feedback sobre o desempenho dos estagiários. Isso os ajudará a crescer e melhorar suas habilidades ao longo do programa.


6 - Estruture Defina objetivos claros, atribuições relevantes e um plano de desenvolvimento para os estagiários. Isso garantirá que eles tenham uma experiência enriquecedora e contribuam para sua empresa de forma significativa.


Dicas para os estagiários:


7 - Proatividade Ter iniciativa é um ponto muito importante para se destacar. Pessoas que conseguem tomar pequenas decisões no dia-a-dia são as que fazem toda a diferença, elas estão um passo à frente para resolver problemas.


8 - Organização e pontualidade Não chegue atrasado no trabalho ou em reuniões. Chegar uns minutos mais cedo é uma excelente forma de causar uma boa impressão. Esteja sempre preparado e respeite os prazos – se sabe que não conseguirá cumpri-los, peça um tempo extra. Ser organizado e estar consciente do tempo são competências importantes numa carreira de sucesso.


9 - Pergunte! Seja curioso e faça perguntas para aprender prós e contras do negócio – você tem apenas alguns meses para absorver o máximo de informação que conseguir. No entanto, esteja atento e recolha as informações a um ritmo conveniente, de forma a não atrapalhar o trabalho dos outros. A maior parte das pessoas fica mais do que contente por partilhar as suas experiências. Que tal tomar um café com os colegas e socializar tirando todas as suas dúvidas?


10 - Feedback Não precisa agendar reuniões semanais para discutir a sua performance, mas também não espere pelo último dia. O feedback vai te ajudar a saber onde deve melhorar, de forma a aproveitar o seu estágio ao máximo. Apesar de nem sempre ser agradável, ser capaz de lidar da melhor forma com as possíveis críticas é uma competência bastante valorizada.


11 - Tempo Gestão de tempo e senso de organização são práticas essenciais, pois, além de cumprir prazos, você precisa demonstrar maturidade o suficiente para lidar com o seu papel na empresa. Essa percepção aumenta as chances de garantir uma efetivação.


12 - Socialize Às vezes, alguns departamentos organizam atividades durante o fim de semana, como voluntariado, excursões ou atividades físicas. Participar é uma excelente forma de fazer amigos e de conhecer melhor os colegas. Se tiver que se mudar por conta do estágio, os seus colegas serão os seus guias para encontrar as melhores academias, cafés e festas.

Comments


bottom of page